‘Ecossistemas locais de inovação: criando um futuro sustentável para a União Europeia’ foi o mote do Fórum de Desenvolvimento Económico da EUROCITIES que decorreu na cidade italiana de Florença, onde Braga marcou presença, defendendo que “as cidades devem ser incluídas no processo de concepção dos programas e projectos da União Europeia”, tendo em vista a inovação.
Mais de 120 participantes, entre técnicos municipais e políticos de 45 cidades de 20 países europeus, participaram em reuniões dos grupos de trabalho, visitas de estudo a empresas e instituições, debates e conferências.
“As cidades devem recuperar seu papel de facilitadores e coordenadores-chave entre os diferentes interessados no ecossistema de inovação, permitindo a co-criação e a promoção de ideias e práticas inovadoras” afirmou António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal e por Ana Ferreira, directora da InvestBraga.
Como as cidades podem usar as novas tecnologias e estruturas de governança para promover a co-criação de inovação, bem como para oferecer serviços públicos de formas inovadoras foi o tema do debate central do fórum.
“CIDADES CO-CRIADORAS DE INOVAÇÃO SOCIAL”
“As cidades estão a recuperar o seu papel como co-criadoras e co-projectistas da inovação social, assumindo papéis mais activos dentro dos seus ecossistemas de inovação locais. Isso inclui trabalhar com empresas e outros parceiros dentro da ‘hélice quádrupla’, como empresas, universidades e sociedade civil., afirmou Barroso
“Por outro lado as cidades devem ser incluídas no processo de concepção dos programas e projectos da União Europeia, de modo a criar soluções inovadoras que estejam em conformidade com as necessidades e os desafios das cidades”. acrescentou
“A falta de financiamento para novas ideias a nível local deve ser ultrapassada permitindo que as ferramentas da UE (por exemplo, InvestEU) sejam mais acessíveis, orientadas para utilizadores finais e permitindo ‘hélice quádrupla”’, (especialmente mais abertura e flexibilidade para permitir a participação de parceiros nos processos de candidatura), estes foram alguns dos temas incluídos na declaração final deste encontro a transmitir ao Comité Executivo da EUROCITIES para exercer a sua influência junto das instâncias europeias” enfatizou António Barroso.
BRAGA COORDENA GRUPO ‘EMPREENDEDORISMO’
O Fórum de Desenvolvimento Económico tem quatro grupos de trabalho para temas mais específicos: ‘Inovação’ – coordenado por Helsínquia e Espoo; ‘City branding e relações económicas internacionais’ – coordenado por Barcelona, Génova e Ghent; ‘Investimentos de longo prazo’ – coordenado por Viena, Varsóvia e Gotemburgo e ‘Empreendedorismo e PME`s” – coordenado por Braga e Barcelona.
Durante a reunião conjunta dos grupos de trabalho ‘Inovação” e ‘Empreendedorismo e PME`s’, os participantes tiveram a possibilidade de se concentrar no intercâmbio de boas práticas sobre como construir ferramentas de financiamento inovadoras e como elas podem contribuir para a criação e monitorização de estratégias de inovação mais sustentáveis, inclusivas e com uma visão de longo prazo.
Outro tema em debate nesta reunião conjunta dos grupos de trabalho referidos foi “como podem as cidades construir estratégias de inovação para apoiar o ecossistema local de inovação a crescer” e aqui apesar de coordenar o grupo de trabalho, Braga também partilhou a sua visão e estratégia de desenvolvimento económico implementada a partir de 2014 que foi reconhecida como um factor decisivo na mudança da cidade e do concelho.
“MUDANÇA DE PARADIGMA”
“Ouvir dos nossos parceiros europeus os elogios e a percepção que tiveram da apresentação feita, mas também do que puderam observar no ano passado na reunião deste fórum que acolhemos em Braga, que a estratégia patente no Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico de Braga 2014-2026 está a ser decisiva para a mudança de paradigma de Braga mas principalmente para o envolvimento de toda a comunidade em objectivos concretos, que com sucesso temos vindo a alcançar, é reconfortante, mas sobretudo motivador para se continuar o trabalho que temos vindo a desenvolver mas que muito se deve também aos nossos parceiros como as empresas, empreendedores, centros de conhecimento e sociedade civil”, referiu António Barroso.
A EUROCITIES foi fundada em 1986 por seis grandes cidades: Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão, e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias.
Esta rede integra seis fóruns temáticos, um leque de grupos de trabalho, projectos, actividades e eventos e oferece aos seus membros uma plataforma de partilha de conhecimentos e troca de ideias. Funciona ainda como membro fundamental junto das instituições europeias na defesa dos interesses das grandes cidades e partilha posições de destaque em diversos projectos financiados pela União Europeia para as cidades. A EUROCITIES é também uma plataforma que serve como rede de partilha de parceiros para diversos projectos com financiamento de fundos europeus.