Na última década, os preços das telecomunicações em Portugal dispararam 14%. Por outro lado, na Europa este custo teve uma redução de 9,8%, de acordo com os dados do Eurostat, divulgados esta segunda-feira pelo Jornal de Notícias (JN).
O índice de preços das comunicações português aumentou 14% em Março de 2019, para 106,43, comparativamente aos 93,34 registados em Março de 2009. Na União Europeia, este indicador desceu de para 97,28 dos anteriores 107,87 há 10 anos. Desde 2011 que os preços das telecomunicações em Portugal têm vindo a divergir da média europeia, de acordo com a Anacom.
Em declarações ao JN, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) considera que este movimento contrário acontece porque “o mercado pouco concorrencial”.
“Preocupa-nos a falta de alternativas para o consumidor quando confrontado com aumentos consecutivos de preços”, explica Sofia Costa, técnica da Deco.
“O aspecto mais significativo e que mais contribui para a ilusão de que o preço das comunicações electrónicas tem vindo a crescer ao longo deste tempo é o nível de ‘pacotização’ das ofertas, aspecto que mais distingue Portugal dos restantes países da Europa”, refere ao jornal a Associação de Operadores de Telecomunicações (Apritel).