A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolheu, esta quinta-feira, a final do concurso municipal da 2.ª edição do projecto ‘UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas’, do qual saíram vencedores dois projectos. ‘Viagem no Tempo’, da Escola Secundária Carlos Amarante e ‘MultiPro’, da Escola Secundária Sá de Miranda, foram os projectos escolhidos para representar Braga no concurso intermunicipal, que decorre a 7 de Junho, em Amares.
Neste concurso foram apresentados 12 projectos que envolveram 42 alunos do secundário e do ensino profissional em torno de uma iniciativa que tem como objectivo promover uma cultura empreendedora, a pró actividade, a cooperação e criatividade junto das comunidades educativas, permitindo aos jovens em idade escolar o desenvolvimento de projectos empreendedores.
Trata-se de um projecto que resulta da parceria entre a CIM do Cávado e o município de Braga, resultando num programa de educação e sensibilização para o empreendedorismo, destinado aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário regular e profissional.
OPORTUNIDADE
“Esta é uma oportunidade para os alunos envolvidos estimularem uma cultura empreendedora, exercitando a capacidade de desenvolver projectos e promover a aquisição de conhecimento, fortalecendo uma identidade regional de pertença para com o território”, refere Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara de Braga, sublinhando que “para ser empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia e querer transformá-la numa empresa sem antes trabalhar e estudar muito”.
“Conhecer o que se quer é o primeiro passo de um longo caminho e o projecto ‘UP Cávado’ permite aos nossos alunos a aquisição de competências que, mais tarde, lhes permitirão tomar decisões profissionais mais conscientes e ponderadas”, salienta a vereadora.
O ‘UP Cávado’ encontra-se a ser desenvolvido nos seis municípios e agrupamentos de escola, escolas não grupadas e escolas de ensino profissional da NUT III do Cávado, reunindo um total de 28 escolas, cerca de 1600 alunos e 65 professores, de um universo de 65 turmas, 32 do 3º ciclo do ensino básico e 33 do ensino secundário e profissional.
O concelho de Braga vê a participar no projecto oito agrupamentos de escola e a Escola Profissional de Braga, envolvendo um total 26 turmas, 21 professores e 596 alunos.
O programa contempla ao longo do ano lectivo o desenvolvimento de oficinas de formação creditadas pelo Ministério da Educação para os professores envolvidos, sessões de acompanhamento e de preparação dos alunos em contexto educativo, culminando com um conjunto de eventos finais organizados por nível de ensino e escala territorial.
São seis Concursos de Ideias Municipais dos projectos desenvolvidos pelos alunos do 3.º ciclo, Ensino Secundário e Profissional com ideias de negócio inovadoras. As duas equipas vencedoras de cada concurso municipal são seleccionadas para a fase intermunicipal.