Os alunos de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho apresentam as suas coleções de final de curso num desfile agendado para esta sexta-feira, às 21h00, no edifício 11 do campus de Azurém, em Guimarães.
A Reitoria adianta que, nesta quarta edição do evento ‘UModa’, os jovens criativos vão dar a conhecer as suas visões em seis coleções inéditas, que integram mais de 80 looks com peças de vestuário,bijuteria, carteiras, chapéus e calçado. A entrada é livre.
O tema deste ano, ‘Acqua viva’, evoca como a água interage e gera vida, mas também alerta para o seu uso excessivo, que gera poluição, escassez e degelo.
As coleções que vão subir ao palco intitulam-se “Interitus”, sobre nascer, morrer e renascer; “Wken”, aludindo ao poder transformador da água; “Human route”, comparando a evolução humana ao trajeto de um rio; “Waters of destruction”, evocando a violência de cheias, tempestades e naufrágios; “Dystopic ocean”, tendo o mundo aquático como a saída para sobreviver; e “Life thread”, sobre o consumo exponencial e irresponsável do plástico.
DESIGN DE MODA
A iniciativa resulta de uma sinergia entre os finalistas de Design e Marketing de Moda e os mestrandos de Design de Comunicação de Moda. “É o culminar de um projeto que procura agregar os conhecimentos adquiridos em ambos os cursos, proporcionando um primeiro contacto com o mundo empresarial, ao mesmo tempo que permite aos alunos de Comunicação de Moda promoverem um evento desta natureza”, realça Joana Cunha, professora do Departamento de Engenharia Têxtil da UMinho. A
‘UModa’ conta com apoio de vários parceiros, como o município de Guimarães e a marca de calçado Apolo. Estreou-se em 2016 no antigo mercado de Guimarães, passando nos anos seguintes pela Plataforma das Artes e da Criatividade e pelo Instituto de Design.
Luís Moreira (CP 8078)