O Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, um dos momentos altos do programa de São João, realiza-se esta sábado. O Encontro traz à cidade cerca de 2 000 gigantones e cabeçudos de toda a Península Ibérica e de vários pontos da Europa,
O Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos é hoje um dos momentos altos do programa do São João, celebrando, em 2019, 30 edições.
Ainda que nem sempre tenha estado directamente ligado às festividades, o Encontro de Gigantones e Cabeçudos converteu-se num verdadeiro sucesso em Portugal e além-fronteiras.
“O encontro traz à cidade mais sanjoanina de Portugal gigantones e cabeçudos de toda a Península Ibérica e vários pontos da Europa”, afirma a associação de festas, adiantando que, no total, “participam cerca de dois mil participantes para um evento único”.
O encontro junta também milhares de pessoas nas ruas, que se deleitam com as danças desengonçadas dos gigantones e os ares fantasmagóricos dos cabeçudos.
De forma a integrar, no presente, algumas das tradições que faziam parte das festas de São João do passado, foi integrada neste cortejo, em 2014, a exibição da Serpe, uma serpente gigante feita de trapos, personificada por algumas dezenas de figurantes.
PROGRAMA
➡️08h30 | Praça da República
Grupo de Bombos de S. Sebastião de Darque
Gigantones e Cabeçudos do S. João de Braga
➡️12h00 | Saída da Praça da República
Rodopiada de Gigantones e Cabeçudos
Itinerário: Praça da República > Rua do Souto > Rua Justino Cruz > Rua dos Capelistas > Rua do Castelo > Largo Barão S. Martinho > Avenida da Liberdade
➡️15h00-19h00 | Centro Histórico
Arruada dos Grupos de percussão do 30.º Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos
➡️18h00 | Câmara Municipal
Recepção aos grupos participantes
Associação Cultural Ida e Volta
➡️22h00 | Praça Município
Cortejo de de Gigantones e Cabeçudos
➡️00h00 | Praça da República
Baile dos Gigantones