Firmino Marques, o ainda vice-presidente da Câmara de Braga aceitou o convite endereçado por Rui Rio e vai ocupar, ao que tudo indica, o lugar de deputado na próxima legislatura. A Rádio Universitário do Minho (RUM) avança que Firmino Marques é o número dois da lista do PSD por Braga, segundo fonte próxima do partido.
O vice-presidente da Câmara de Braga permanece incontactável mas a RUM avança ainda que já aceitou o convite endereçado por Rui Rio e vai ocupar, ao que tudo indica, o lugar de deputado na próxima legislatura. De acordo com os critérios definidos pela comissão política nacional dos sociais-democratas, deve-se evitar escolhas de personalidades “de cargos políticos executivos de eleição em acumulação”. Ou seja, isto implica que Firmino Marques terá de renunciar ao mandato na autarquia bracarense, explica a ‘Universitária’.
RICARDO RIO NÃO COMENTA
Contactado pela RUM, Ricardo Rio, presidente da câmara de Braga, recusou-se a comentar a informação sobre a possível saída do seu n.º 2.
Já o Expresso adianta que que Hugo Soares, antigo líder parlamentar do PSD, está fora da lista de Braga, bem como a exclusão de João Granja.
Firmino Marques é o segundo numa lista encabeçada, já se sabia, por André Coelho Lima, actual vereador da oposição em Guimarães. A lista por Braga inclui ainda, em 3.º lugar, Clara Marques Mendes, actual deputada, Jorge Paulo (Vila Nova de Famalicão) em 4.º, Carlos Eduardo Reis (Barcelos), Gabriela Fonseca (vereadora na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso), e finalmente Emídio Guerreiro (Guimarães), em 7.º lugar.
As listas finais só são aprovadas na próxima semana no Conselho Nacional do PSD em Mesão Frio, distrito de Vila Real.