Inserido na Cidade Criativa da UNESCO na área das Media Arts, Braga inaugura, em Outubro, o Index da arte e tecnologia, através de três eixos de programação: pensamento, performance e exposição.
Em cada um destes três eixos, o Index leva à cidade, entre 23 e 27 de Outubro, alguns dos nomes mais relevantes no cruzamento destas duas áreas do conhecimento. Um total de 28 convidados, artistas e pensadores, de latitudes e longitudes várias, estão juntos durante cinco dias para apresentar a um público diversificado as diferentes manifestações artísticas onde a tecnologia tem um papel estruturante.
O painel de pensamento é composto por quatro mesas redondas. O programa performativo inclui quatro espectáculos e exposições de quatro obras de diferentes artistas.
O Index foi calendarizado para decorrer antes e durante o Festival Semibreve. E ao mesmo tempo que decorrem na cidade o Artech 2019, a 9.ª Conferência Internacional sobre Artes Digitais e Interativas e a Reunião do Cluster das 14 Cidades Criativas da UNESCO na área das Media Arts.
Os eventos decorem no gnration, Theatro Circo, Museu Nogueira da Silva, uma loja desocupada no centro histórico e Avenida da Liberdade. O Index enuncia, acolhe e abraça a diversidade, desde logo, a diversidade de públicos.
O evento tem uma forte dimensão pedagógica em todos os três eixos, com particular incidência no eixo “Exposição”, onde se procura introduzir o público menos iniciado em Media Arts nos seus domínios mais elementares.
Mais informações em: http://www.indexmediaarts.com/