A empresa Casais – Engenharia e Construção, S. A., de Braga. foi seleccionada para a construção da ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), projecto elaborado pela empresa ‘Aripa Arquitectos’, cumprindo os prazos estabelecidos, anunciou esta sexta-feira a instituição.
Em comunicado, o CHUSJ refere que “irá agora desenvolver todos os procedimentos necessários, nos termos legais em vigor, para a adjudicação formal”, prevendo-se o início da obra ainda durante este ano, devendo a mesma estar concluída em 18 meses.
O CHUSJ endereçou convite a 14 empresas de construção para apresentarem candidaturas à empreitada da ala pediátrica, considerada uma “obra com especial complexidade técnica”.
As empresas foram identificadas pelo Grupo de Trabalho presidido por Joaquim Poças Martins, presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Engenheiros–Região Norte e professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Acrescenta que das 14 empresas a quem foi remetido convite, o grupo de trabalho recebeu quatro propostas (uma delas numa associação de duas das empresas convidadas), que analisou tecnicamente de acordo com os requisitos definidos e as exigências fixadas nas especificações técnicas, seleccionando a empresa ‘Casais – Engenharia e Construção, S. A.’.
Salienta que em face da urgência da construção da ala pediátrica, a Lei do Orçamento do Estado para 2019 autoriza o CHUSJ a recorrer ao procedimento de ajuste directo na contratação da empreitada.