Está patente ao público, desde esta terça-feira, a ‘EXPOÉTICA, A conquista do mundo em três tempos – Elementos e Mutação’, revelando os trabalhos do artista plástico esposendense Jorge Braga. No edifício camarário está patente a vertente escultórica, enquanto o Centro de Informação Turística acolhe a pintura.
Na abertura da exposição, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, destacou a importância do apoio concedido pelo município a todos os artistas locais, “acção que se enquadra no projecto cultural que prevê a valorização do património herdado e na criação artística actual”.
“Jorge Braga tem-se assumido pelo seu valor, conforme foi recentemente reconhecido com o prémio conquistado na Artcom Internacional, na Figueira da Foz, na categoria de escultura”, destacou Benjamim Pereira, vincando a importância de uma parte da exposição estar patente num local de grande movimento público: os Paços do Concelho.
“Daremos sempre palco aos artistas locais, independentemente da vertente cultural”, assegurou.
Por seu turno, Jorge Braga vê esta exposição como uma forma de “retribuir os convites que recebe para expor em diversos pontos do país e do estrangeiro. Tenho amigos que me levam até à terra deles, para expor e, com esta iniciativa, pretendo também atrair os meus amigos artistas até Esposende”.
A EXPOÉTICA vai na quinta edição, sendo a primeira vez que se realiza fora da Casa da Juventude, numa iniciativa de descentralização cultural da autarquia que terá continuidade em acções previstas para um futuro próximo.
Os trabalhos estarão expostos até ao final do mês de Agosto.