Realizou-se na passada sexta-feira a primeira competição oficial WCA – World Cubing Association em Fão, integrada na Festa do Marisco. Foram cerca de trinta os competidores que se deslocaram a Fão, provenientes de vários pontos de Portugal e Espanha, com um nível de competitividade elevado.
Numa organização conjunta da União de Freguesias de Apúlia e Fão e a Associação de Cidadãos de Esposende, esta prova teve como objectivo resolver o cubo mágico no menor tempo possível.
A competição despertou o interesse da população local, que encheu o recinto para assistir à resolução do cubo. A representar Esposende estava o jovem Luís Antunes, que apesar de uma excelente prestação não logrou atingir as finais.
A prova foi dominada pelos portugueses Pedro Azevedo em cubo 2x2x2, Tiago Oliveira em cubo 3x3x3, e pelo espanhol Santiago Cristóbal em cubo 4x4x4.
Pedro Azevedo, n.º4 no ranking de Portugal, e Tiago Oliveira, que conta com três pódios sendo atualmente o n.º2 no rankingportuguês, mostraram a razão pela qual estão nessas posições dominando as provas onde participaram com tempos de 4 e 11 segundos (2x2x2 /3x3x3).
O espanhol Santiago Cristóbal, com um palmarés de seis pódios, não deu qualquer hipótese na prova 4x4x4, logrando resolver o cubo em apenas 37 segundos.
ALCANCE MUNDIAL
A prova realizada em Fão foi pontuável para o campeonato do mundo, um campeonato actualmente dominado pelo Chines Yusheng Du com registo de 24 segundos para o cubo 4x4x4.
No final da competição foi entregue um certificado a todos os participantes, acto realizado pelo presidente da União de Freguesias de Apúlia e Fão, Luís Peixoto e pela presidente da Associação de Cidadãos de Esposende, Maria Araújo.
Para o delegado português da WCA, António Gomes, a prova foi um sucesso, deixando rasgados elogios à organização pelas excelentes condições dadas aos competidores.
A World Cube Association organiza competições em todo o mundo e teve mais de 100.000 competidores únicos de 140 países diferentes.