A candidata da CDU às Legislativas pelo distrito de Braga, defendeu, esta quinta-feira, em Barcelos e Fafe a valorização das artes e ofícios tradicionais para preservar a identidade cultural da região. Este foi o mote das visitas que Carla Cruz efectuou a artesãos do figurado de Barcelos e a artesãs de Fafe.
Carla Cruz, primeira candidata pela CDU pelo distrito, entende que o sector “tem que ser valorizado, protegido e conservado, pelo que importa preservá-lo e defendê-lo”.
Neste sentido, propõe que devem ser “mobilizados os meios necessários para a sua concretização”, avançando que “é necessário também promover e intensificar a formação profissional das artes e ofícios tradicionais, como a palha, a olaria e a cerâmica, mas também a ourivesaria, a talha ou a arte sacra”.
Carla Cruz afirmou que “embora existam sucessivas promessas dos diferentes governos, incluindo do actual, sobre políticas de valorização das artes e ofícios tradicionais, as medidas tendem a ser sucessivamente adiadas”, garantindo que a CDU tem propostas e soluções para concretizar esta aspiração.
A deputada do PCP e candidata às eleições de 6 de Outubro comprometeu-se a “apoiar iniciativas destinadas a preservar estas artes e ofícios e a melhoras as condições de trabalho dos artesãos, única forma de garantir a continuidade de muitas das oficinas que hoje ainda existem no distrito e incentivar a aposta em novos projectos”.