Braga é um dos 11 distritos do continente que se encontra em alerta amarelo devido ao calor. O distrito está ainda sob risco ‘muito elevado’ de radiação ultravioleta (UV).
O Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o aviso amarelo, que esta segunda-feira entrou em vigor, se prolongue durante a semana.
Segundo o IPMA, nos próximos dias o tempo vai estar quente e seco -sobretudo esta terça-feira-, com o céu pouco nublado ou limpo, devido a uma corrente de leste provocada por um anticiclone proveniente do noroeste dos Açores.
Além de Braga, encontram-se sob o mesmo aviso os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora e Beja.
A exemplo de todo o continente, o distrito de Braga está, pelo menos até quarta-feira, sob risco ‘muito elevado’ de radiação ultravioleta, índice 8 numa escala de 10.
O IPMA aconselha a utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.