Um helicóptero de combate a incêndios caiu, esta quinta-feira, em Sobrado, Valongo, provocando a morte do piloto, o único ocupante da aeronave. Noel Ferreira, a vítima mortal, era piloto da Força Aérea, mas também Comandante dos Bombeiros da Cete.
Segundo o Jornal de Notícias, uma testemunha viu o aparelho colidir com um poste de alta tensão e ao cair ouviu-se uma explosão.
“Bateu num cabo de alta tensão. Vimos uma faísca quando a hélice bateu. Deu duas voltas no ar e caiu”, disse ao mesmo jornal uma outra testemunha, Manuel Esteves, que deu o alerta para o acidente. De acordo com a mesma testemunha, o helicóptero teria acabado de deixar cinco tripulantes no solo.
O helicóptero em questão pertencia à Afocelca, um agrupamento de empresas sediado na Figueira da Foz.
A Afocelca é um agrupamento complementar de empresas do grupo The Navigator Company e do grupo ALTRI, que com uma estrutura profissional tem por missão apoiar o combate aos incêndios florestais nas propriedades das empresas agrupadas, em estreita coordenação e colaboração com a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Recorde-se que este acidente surge menos de 24 depois de outro helicóptero de combate aos incêndios ter caído em Pampilhosa da Serra.