Braga vai abrir um concurso público para a construção do troço final da Variante do Cávado, uma via com 1.150 metros, construído a partir do nó do hipermercado Nova Arcada e com ligação à rotunda do Estádio. O concurso é votado esta terça-feira em reunião do executivo.
A obra, orçamentada em 1,6 milhões de euros, inclui a regularização do Rio Torto, que lhe é paralelo, entre a mesma rotunda e a Estrada Nacional 201 (Braga-Ponte de Lima), incluindo a criação de bacias de retenção e o arranjo da superfície da área envolvente.
Em março de 2018, e conforme O Vilaverdense/PressMinho noticiou, a Câmara abriu ao trânsito, um troço da Variante do Cávado. Mas, para a ligação à zona de Frossos, estar completa, faltavam 850 metros de estrada, dos quais 600 estão prontos, mas ainda sem saída.
A obra então inaugurada desemboca numa via mais estreita mas que dá acesso à zona do Estádio e à estrada nacional Braga-Prado.
Depois de aberta a nova via, que beneficia em especial as freguesias de Palmeira, Real e Dume, o presidente da Câmara Ricardo Rio, quer investir mais dez milhões de euros, para que a Variante chegue à zona de Ferreiros, à saída para o Porto, e para as ligações aos parques industriais de Pitancinhos e de Adaúfe.
A reunião pública do Executivo Municipal que terá lugar, pelas 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vai debater e votar, entre outros assuntos, as propostas relativas aos impostos municipais; o relatório de contas semestral do Município; o projeto do Complexo Monumental da Capela de Frutuoso; contratos interadministrativos de delegação de competências e propostas de apoios financeiros a diversas entidades.
A ordem de trabalhos da reunião, bem como a ata anterior, estão disponíveis para download em: http://goo.gl/7ETwJX.
Luís Moreira (CP 8078)