Militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) destacados na ilha Chios, Grécia, detectaram, este domingo, 9 migrantes, numa zona rochosa e inacessível da ilha grega de Inousses.
Durante uma acção de patrulhamento marítimo, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX, os militares da GNR foram alertados para uma situação de busca e resgate, em que migrantes poderiam estar junto à orla costeira de Monastiri Oinouson, na ilha de Inousses.
“Os militares com o auxílio de equipamentos ópticos, acabaram por encontrar um grupo de migrantes encurralados, numa zona de escarpa e bastante rochosa, o que não permitia a aproximação da embarcação e efectuar o resgate pelo mar. Assim, os militares informaram as autoridades helénicas, de forma a que os migrantes fossem resgatados a partir de uma equipa terrestre”, adianta a Guarda em comunicado.
Recorde-se, que A GNR, nesta missão da FRONTEX, desenvolve acções nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detectar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.