A primeira edição da Rota da Filigrana – prova Clássica, em ciclismo, competição de elite e sub-23, corre-se no próximo sábado, unindo dois concelhos com pergaminhos na arte da filigrana, Gondomar e Póvoa de Lanhoso.
A Câmara da Póvoa de Lanhoso revelou que a corrida se inicia na cidade da Área Metropolitana do Porto, partindo do Pavilhão Multiusos de Gondomar às
14 horas. O final, depois de percorridos 132 quilómetros por um traçado selectivo, está marcado para cerca das 17h20, na Avenida 25 de Abril,na Póvoa de Lanhoso. O pelotão será composto pelas nove formações profissionais e pelas seis equipas de clubes portugueses.
AMADORES
No dia seguinte, 15, será a vez de os ciclistas amadores participarem na Rota da Filigrana, um ‘Granfondo’ com partida e chegada na Póvoa de Lanhoso, com 112 quilómetros de percurso e 2216 metros de acumulado de subida. Um percurso de rara beleza, com passagem pelos concelhos de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Fafe, em que os/as participantes podem aproveitar para passar um ótimo fim-de-semana, trazendo a família, apreciando a gastronomia local e assistindo ao final da clássica Rota da Filigrana, no sábado.
A organização está a cargo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, da Câmara Municipal de Gondomar, da Federação Portuguesa de Ciclismo e do Boavista Ciclismo Clube, contando com o apoio da Prozis.
No local das provas haverá algumas atividades a animar estes dias da festa do ciclismo, como o Mercado da Terra, uma Chicana de BTT, uma Caminhada e visita ao Castelo de Lanhoso.
No sábado à noite, há ainda um jantar/tertúlia, organizado pela Federação Portuguesa do Ciclismo, que terá como tema ‘O Ciclismo na actualidade’.
Luís Moreira (CP 8078)