Aproveitar a água do mar para diferentes utilizações é o grande objectivo de um grupo de crianças e jovens de Esposende. ‘Aproveita o que o Mar te oferece’: é desta forma que um grupo de alunos do CoderDojo Esposende pretende iniciar o seu novo ano lectivo.
O CoderDojo é um espaço de programação onde os jovens de Esposende aprendem de forma gratuita a programar.
Para este ano lectivo (2019/2020), o CoderDojo Esposende aposta no ambiente, através de um novo projecto ambicioso que será preparado ao longo de vários meses para ser apresentado num encontro internacional a realizar na Califórnia, Estado Unidos, em Março.
TRANSFORMAR ÁGUA SALGADA EM ÁGUA POTÁVEL
O projecto tem como objectivo “poder recolher água do mar e através de um sistema de aquecimento/filtragem com monitorização, proceder à sua dessalinização. Assim que o projecto esteja a funcionar, serão realizados testes para apurar a qualidade da água, tendo previsto que no Verão de 2020 este sistema possa ser utilizado nas praias de Esposende com duas grandes vantagens ambientais: por um lado, evitar que se levem garrafas de água reduzindo desta forma o plástico, e por outro lado possibilitar, por exemplo, que na praia destinada aos animais existam bebedouros sustentáveis”, pode ler-se em comunicado enviado.
Para os responsáveis da Associação de Cidadãos de Esposende, este projecto “vai ao encontro de uma grande preocupação mundial, o planeta e pretende-se sensibilizar e motivar os jovens para o ambiente e simultaneamente criar formas de aproveitamento naturais”.
IMPACTO DO CODER DOJO
Desde 2017, ano em que a Associação de Cidadãos de Esposende lançou este centro, são vários os projectos desenvolvidos pelos seus alunos e que têm merecido o reconhecimento internacional. Em 2019, este grupo de alunos esteve na Code Week, em Bruxelas, e no Coolest Projects, em Dublin. Em ambas as deslocações as ideias levadas e a qualidade do seu trabalho merecem o reconhecimento de diferentes entidades internacionais.
A Associação espera agora contar com o apoio dos responsáveis locais, sendo que já existe um pedido de apoio dirigido ao vereador da Juventude, Rui Losa, solicitando um novo espaço que permita dar resposta à procura.
As actuais instalações começam a ficar pequenas para a quantidade de jovens que pretendem iniciar a programação. Nos próximos dias será enviado um pedido de apoio para o desenvolvimento do novo projecto, ‘Aproveita o que o Mar te oferece’.
Nas deslocações realizadas em 2019 a Associação Cidadãos de Esposende teve de suportar os custos da viagem pela falta de apoios locais. Para 2020, estão previstas várias acções com vista a angariação de fundos entre as quais um peditório público nacional fundamentado na sustentabilidade do projecto e no seu interesse ambiental.