Cerca de 800 bombeiros de 136 corpos de bombeiros de 11 nacionalidades entre os quais mais de 100 mulheres bombeiras, aceitaram o desafio de mais uma edição do Bombeiro de Elite para subir os 566 degraus do escadório do Bom Jesus em contra-relógio.
Na prova, que se realiza este sábado a partir das 08h00, conta com a presença de ‘soldados da paz’ de Portugal, Espanha, França, Croácia, Polónia, Luxemburgo, Ucrânia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha e Inglaterra.
A prova consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contra-relógio e equipados com o equipamento completo de protecção individual de bombeiro (casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto ARICA), no menor tempo possível, com a distância de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, num espaço de beleza única e que é Património Mundial pela Unesco.
A prova Bombeiro de Elite é organizada pela Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, com os apoios da ADN Eventos Desportivos e da Câmara de Braga.