As autoridades espanholas, com o apoio de vários países incluindo Portugal, apreenderam quatro toneladas de cocaína e dois milhões de euros em dinheiro numa operação em que foram detidas 81 pessoas, revelou esta segunda-feira a Europol.
Segundo o serviço Europeu de polícia responsável pela troca de informação criminal, uma investigação conjunta, coordenada pela Espanha e envolvendo forças de segurança da Colômbia, França, Portugal, Roménia, Suécia e Reino Unido, levou ao desmantelamento do “maior grupo de crime organizado na área do levante espanhol”, envolvido em tráfico de droga e lavagem de dinheiro.
De acordo com um comunicado de imprensa, a ‘Operação Linda’ começou em 2018 com uma investigação em que a Europol serviu de plataforma de cooperação e troca de informações entre os sete países envolvidos.
A fase final da operação teve lugar em 26 de Setembro, quando, em Espanha, mais de 200 polícias realizaram 13 buscas domiciliárias e detiveram 42 pessoas.
A investigação levou à detenção de um total de 81 pessoas e várias apreensões, incluindo quatro toneladas de cocaína, dois milhões de euros em dinheiro, três armas de fogo, joias, pedras preciosas, relógios de luxo, 42 veículos e um iate de 25 metros de comprimento.
Os detidos foram acusados de lavagem de mais de sete milhões de euros, tendo sido confiscadas propriedades no valor de 20 milhões e congelados os capitais de 800 contas bancárias.
De acordo com a Europol, tratava-se de um grupo “bem estruturado e violento” que utilizou diferentes formas de transporte, incluindo barcos, camiões, reboques e carros para carregar a droga.