A Comissão Política do PAN Braga manifestou, esta sexta-feira, a sua discordância quanto à possível criação de um jardim zoológico em Dornelas, no concelho de Amares, no âmbito da construção de um Eco-Canil por parte da Câmara Municipal.
Em comunicado, a estrutura distrital do PAN refere que já pediu esclarecimentos à autarquia depois de ter recebido “bastantes mensagens de desagrado” sobre a eventual construção de um zoo naquele local.
“O PAN Braga lamenta profundamente que a Câmara Municipal de Amares tenha optado pela parte lucrativa em detrimento da conservação e sensibilização”, afirma.
Segundo o partido, “devido à sua localização e proximidade com o Parque Nacional Peneda-Gerês, a existência de um centro de conservação, recuperação e observação das espécies em habitat natural e sem a componente lúdica, assim como de sensibilização para a protecção das mesmas e dos seus habitats naturais, teria sido uma escolha muito mais consciente, ética e ao encontro do respeito pelos comportamentos naturais e biodiversidade no seu todo”.
“Apesar de parte da sociedade reconhecer que os animais não humanos devem ter direito à vida, integridade física e emocional, continua a predominar uma visão marcadamente antropocêntrica em que os mesmos continuam a ser encarados maioritariamente como recursos, rendimento ou entretenimento e onde a actividade humana tem consequências extremamente relevantes na existência das outras espécies”, acrescenta.
Para o PAN, esta trata-se de uma “má gestão do dinheiro público, aplicado em manter animais enjaulados ou privados do seu habitat natural”. “Deixamos o apelo, junto das entidades competentes, à revogação da decisão e a uma nova discussão sobre o tema”, conclui.