A Comissão Coordenadora Distrital de Braga do Bloco de Esquerda (BE) considera que os 8,9% dos votos conseguidos no distrito evidenciam “a sólida consolidação do partido, sendo que cada vez mais se afirma como uma alternativa credível e de confiança para os eleitores” de Braga.
“O BE consolida-se como a terceira força política tanto a nível nacional, quanto distrital”, afirmam os bloquistas em comunicado, apontando “a melhor votação relativa no concelho de Vizela (11,3%)”, além de “expressivas” votações nos concelhos do Quadrilátero Urbano (Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão) e “aumentos substanciais” de votação em vários dos concelhos menos populosos.
A eleição de dois deputados – José Maria Cardoso e Alexandra Vieira – “é o facto mais assinalável e a grande conquista eleitoral do BE em Braga”.
As eleições legislativas, refere o comunicado “confirmaram o Bloco de Esquerda, de forma consistente, como a terceira força política em Portugal”.
“O Bloco manteve o seu grupo parlamentar, comprovou a solidez do campo popular que representa e tornou mais uniforme a sua expressão territorial, contribuindo ainda para que não houvesse maioria absoluta”, afirmamos os bloquistas.
Os resultados, reflectem, sublinham, uma campanha centrada nas “prioridades políticas do seu programa e demonstrou, nas suas iniciativas, o crescimento da sua base popular e a mobilização de sectores que protagonizaram lutas importantes e que alcançaram vitórias marcantes no ciclo político que agora se encerra”.
FG (CP 1200)