Acompanhado pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, inaugurou este domingo, em Priscos, o maior ‘Presépio ao Vivo da Europa’. São cerca de 800 figurantes que, até 17 de Janeiro, dão vida a 90 cenários diferentes que transportam os visitantes numa viagem até aos tempos de Cristo, retratando cada personagem e marco desta narrativa bíblica. Este ano, e pela primeira vez, o presépio é palco da Missa do Galo, à meia-noite do dia 24.
O evento, que já ultrapassa as fronteiras do concelho e do país, constitui-se como uma das mais importantes referências turísticas da região, esperando-se que este ano ultrapasse a marca dos 100 mil visitantes. “Esperamos que o Presépio de Priscos continue a afirmar-se como uma referência incontornável do Natal de Braga e da Região, extravasando também as fronteiras do nosso país”, afirmou o autarca.
Rio sublinhou o facto do presépio ser também um “exemplo de inclusão social” através do projecto ‘Mais Natal – Priscos’, um dos vencedores do Orçamento Participativo 2015, que procura criar novas oportunidades de desenvolvimento e de integração social, designadamente através do trabalho e da interacção com a comunidade da freguesia.
Neste âmbito, o Presépio Vivo de Priscos contou com o contributo dos reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Braga na construção de estruturas que servem o evento. O projecto ‘Mais Natal Priscos’ terá continuidade no próximo ano, tendo sido inclusivamente contemplado com um financiamento de 50 mil euros no âmbito do Orçamento Participativo 2016.