Carlos Dobreira, o conhecido praticante de ‘plogging’, recolheu este domingo nos escadórios do Bom Jesus mais uma boa quantidade de lixo diverso que deu para encher um saco de 30 litros. Até uma correia de transmissão encontrou no santuário, monumento nacional e Património Mundial da Humanidade.
Em mais uma acção de ‘plogging’, uma prática desportiva que associa a caminhada à recolha de lixo pelo trajecto, Carlos Dobreira, além de um rolo de fotografia, uma luva de borracha, da correia de transmissão, apanhou latas espalmadas, garrafas de plástico, embalagens de uma conhecida marca de fast-food, fita cola, copos de velas, embalagens de preservativos, garrafas de vidro, maços de cigarro, ganchos, colheres de plástico, paus e embalagens de gelados, ferro e recolhe 127 beatas de cigarro.
Tudo em 1 hora e 45 minutos e após 572 agachamentos.
A acção, denominada ‘Não acredites nos políticos!’, iniciada em 7 de Agosto passado e prevista terminar a 31 de Dezembro, regista até ao momento, contabiliza Dobreira, “um tempo despendido de 20 horas e 72 minutos, distribuído por 10 sessões, tendo permitido a recolha de 400 litros de lixo e 2 662”.
A designação ‘Não acredites nos políticos!’ é dedicada “aos políticos do concelho, aos quais não reconheço um desempenho capaz, competente e coerente em prol do desenvolvimento sustentável e da promoção da educação ambiental”, explica o professor de História e Educação Especial.