Entre as próximas quarta e sexta-feira, José Macedo, praticamente de boccia do SC Braga, tenta no BISFed 2019 World Open, na Póvoa de Varzim, a qualificação para os Jogo Paralímpicos Tóquio’2020.
Trata-se de um evento decisivo para o atleta bracarense, actual n.º 10 do ranking mundial, após Portugal ter ficado arredado da qualificação em pares.
Na prova participam a Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, República Checa, Espanha, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Grécia, Holanda, Hong Kong, Israel, Japão, México, Polónia, Rússia, Eslováquia, Eslovénia, Coreia do Sul, Suécia, Tailândia, Ucrânia e, o país anfitrião, Portugal.
Os primeiros jogos individuais começam no pavilhão municipal poveiro na quarta-feira pelas 09h30 e prolongam-se até sexta-feira, data das finais individuais. Nesse mesmo dia começam também os jogos dos pares e equipas, que terminam no domingo. Alguns jogos são transmitidos em live streaming.
O bracarense José Carlos Macedo defronta a francesa Sonia Heckel, o tailandês Somboon Chaipanich e o russo Alexander Legostaev no seu grupo de qualificação para a fase das eliminatórias (1/8 final).
Em pares, juntamente com Avelino Andrade (APPC Porto) e Ana Costa (CJP II), defronta as selecções da Polónia, da Grã Bretanha, de França e de Hong Kong.
No fim do evento realiza-se a Assembleia Geral da BISFed (Federação Internacional de Boccia), com a presença de mais de 50 delegados de diferentes países membros.