Forças de segurança belgas descobriram 11 imigrantes sírios e um sudanês escondidos em um caminhão frigorífico carregado de frutas e legumes, informou a polícia belga nesta quarta-feira.
“Todos estão com boa saúde”, disse um porta-voz da polícia federal belga à AFP, depois que os agentes, alertados pelo motorista do caminhão, descobriram os 12 migrantes no norte do país.
O gabinete do promotor em Antuérpia (norte) abriu uma investigação, segundo um porta-voz.
Esta terça-feira à noite, 12 migrantes foram encontrados dentro de um camião frigorífico, numa autoestrada em Oud-Turnhout, na província de Antuérpia, na Bélgica.
Foi o motorista do camião que deu o alerta às autoridades. “Ontem à noite recebemos uma ligação de um motorista de camiões, que suspeitava que havia pessoas dentro do camião, perto do município de Oud-Turnhout. Quando chegamos ao local encontrámos 12 homens adultos. 11 são de origem síria e um é sudanês”, disse Sarah Frederickx, da Polícia Federal, citando o VRT NWS.
Os homens encontram-se bem de saúde e foram transferidos para o Departamento de Imigração.
A investigação vai determinar se estes migrantes tentaram chegar ao Reino Unido e como eles entraram no camião sem que o motorista aparentemente percebesse.
A Bélgica é uma rota de trânsito importante para migrantes e para redes de traficantes que aproveitam a proximidade com o Reino Unido.
Em 23 de Outubro, a polícia britânica encontrou os corpos de 39 migrantes num camião, que partira horas antes do porto belga de Zeebrugge.
Na maioria dos casos, os migrantes que procuram atravessar o Canal da Mancha vão para as áreas de serviço belgas para tentar esconder-se em camiões que têm como destino o Reino Unido.
No fim-de-semana passado, as autoridades belgas relataram a descoberta, em dois camiões, de vinte migrantes sãos e salvos.