O município de Amares está em destaque com o projecto ‘Urjalândia – Aldeia de Natal Sustentável’, ao ser nomeado finalista dos “Prémios Municípios do Ano – Portugal 2019”, na categoria Norte, em municípios com menos de 20 mil habitantes.
O concurso é promovido pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades e tem como princípio, designadamente, reconhecer as boas práticas de projectos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.
Os restantes finalistas para esta categoria são os municípios de Melgaço, Vila Nova de Cerveira e Vinhais. A decisão final do júri e a cerimónia de entrega de prémios vai decorrer no próximo dia 15 de Novembro, às 15h45, no Mosteiro de Arouca.
URJALÂNDIA
A Urjalândia é um projecto pioneiro em Portugal que visa mostrar as práticas de sustentabilidade com a envolvência das comunidades rurais.
Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, afirma que “a nomeação do município para a fase final do concurso é, desde já, um reconhecimento muito importante que dignifica o nome de Amares e reforça a importância da aposta que feita neste evento de Natal”.
Na mesma linha, o vereador do Ambiente, Vítor Ribeiro, refere que “este é mais um reconhecimento que realça o trabalho que feito em matéria da sustentabilidade e que claramente coloca o município como uma referência na redução da nossa pegada ecológica”.