A chuva intensa que tem assolado Inglaterra desde esta quinta-feira provocou inundações e até um deslizamento de terras em Mansfield. De acordo com a BBC, já há registo de uma vítima mortal.
Uma mulher foi levada pela enxurrada de água em Derbyshire nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira, tendo o seu corpo sido resgatado do rio Derwent por volta das 10h40.
A região do Yorkshire é uma das mais afectadas. Várias casas foram evacuadas e há relatos de estradas e linhas ferroviárias inundadas.
Ainda estão em vigor seis avisos de cheias. No total, foram emitidos mais de 100 avisos de cheias em Inglaterra.
A South Yorkshire Fire and Rescue Service afirma que as suas equipas resgataram mais de 100 pessoas durante a noite, tendo recebido cerca de 500 chamadas da população entre as 22h e as 4h.
O rio Don transbordou e o nível das águas registou um recorde, chegou aos 6,3 metros de altura.
Em Mansfield houve um deslizamento de terras que não fez vítimas, 35 casas tiveram de ser evacuadas e as autoridades referem que ainda não é seguro para os residentes voltarem para estas habitações. Dezenas de pessoas ficaram presas num centro comercial, na cidade de Sheffield; num outro, os bombeiros recorreram a barcos insufláveis para resgatar cem pessoas.
Moradores de uma pequena vila no sul Yorkshire dizem que as chuvas foram “quase bíblicas; os carros estavam submersos na água, os jardins destruídos; não podíamos fugir para lado nenhum”.
Há ainda relatos de várias zonas que ficaram sem electricidade. O alerta de risco de inundação vai manter-se durante os próximos dias.
Alex Burkill, meteorologista do Met Office, frisou que “alguns locais assistiram a um mês de chuva num só dia”.