Um tripulante de um cargueiro com problemas de saúde foi resgatado esta sexta-feira, em alto mar pelo salva-vidas ‘Atento’ da Autoridade Marítima Nacional (AMN) estacionado em Viana do Castelo.
Depois de ter recebido assistência hospital em terra do INEM dos Bombeiros Voluntários vianenses, o tripulante, de 50 anos, que apresentava um problema ocular, foi transportado para o hospital de Braga.
O capitão do porto e comandante da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Sameiro Matias, adiantou à Rádio Alto Minho, que o alerta foi dado para o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, tendo sido accionados, cerca das 17h00, os meios da capitania.
“O navio navegava a cerca de 50 milhas da costa e aproximou-se até às 16/18 milhas para permitir a manobra do salva-vidas ‘Atento’ e o resgate do tripulante. Concluída a operação o navio prosseguiu viagem”, disse. A operação durou cerca de 03h30 depois.
Sameiro Matias destacou as condições “adversas” do mar, “com ondas entre os quatro e os seis metros de altura”.
Face à agitação marítima que se fazia sentia, referiu aquele responsável, foram equacionadas outras “soluções de resgate”, desde a atracagem do navio no porto de Leixões à intervenção de um helicóptero, mas foi escolhido o salvamento através do salva-vidas ‘Atento’”.