Ricardo Rio garante que a EB 1 de Este S. Pedro será totalmente requalificada no início do próximo ano lectivo de forma a não comprometer o início das aulas. A obra está orçada em mais de um milhão de euros a sair na totalidade dos cofres da autarquia.
O presidente da Câmara de Braga, que falava durante a visita que efectuou, esta sexta-feira, à União de Freguesias de Este (S. Pedro e S. Mamede), adiantou também que a EB1 de S. Mamede será igualmente ser intervencionada.
Sobre a EB 1 de Este S. Pedro, Rio avançou ainda que o projecto já está concluído, faltando agora o lançamento do processo concursal e toda a tramitação legal.
“Estamos a falar de uma obra superior a um milhão de euros, que vai permitir a requalificação e ampliação da escola. Este é um investimento muito necessário e há muito ambicionado pela população”, referiu Ricardo Rio.
Quanto à EB1 de Este S. Mamede, a intervenção é “de menor dimensão”, no entanto a escola será alvo de “melhorias relevantes” no seu interior e o espaço exterior totalmente renovado, permitindo “mais as condições de funcionamento deste equipamento escolar que tem vindo a registar um número crescente de alunos”.
OBRA PRIORITÁRIA
O presidente da União de Freguesias, Manuel Carvalho, referiu que a intervenção na EB1 de Este S. Pedro é “prioritária”, adiantando que com esta requalificação, a escola passa a integrar o jardim de infância e contar com mais salas e um polivalente para toda a comunidade escolar.
“Vai ser uma escola feita de raiz e, praticamente, só vai ser aproveitado o esqueleto”. Com as actuais instalações do jardim de infância a ficarem disponíveis após a integração na escola básica, Manuel Carvalho espera conseguir criar uma creche para responder a “uma lacuna daquela zona do concelho”.
Quanto à escola de S. Mamede, o autarca local lembrou que “apesar de ser uma intervenção diferente”, esta é uma intervenção “urgente porque durante o Inverno o corpo docente enfrenta muitas dificuldades, uma vez que o recreio não corresponde às necessidades actuais, precisando de um piso adequado e do aumento da parte coberta” ´
No interior, explicou, também serão efectuadas melhorias nas salas para dar melhores condições para os alunos e professores, salientando que “para além das acessibilidades, a educação e o ambiente são as nossas principais prioridades para a União de Freguesias”.
VARIANTE DO FOJO
Ricardo Rio salientou que uma das preocupações do município para esta zona do concelho prende-se com a segurança rodoviária.
“Estamos a fazer várias intervenções na variante do Fojo e vamos retirar a passagem superior junto ao Moinho de Este S. Pedro e criar melhores condições de atravessamento para peões”, afirmou.
Ricardo Rio avançou ainda que a Câmara via também intervir no Largo de Pidre, em Este S. Mamede, realizando uma “obra de grande envergadura” para melhorar as condições de circulação e estacionamento na envolvente da escola.
Nesta visita, Ricardo Rio ficou a conhecer de perto as obras de ampliação da sede da União de Freguesias e do seu espaço envolvente, a requalificação de algumas ruas como a rua da Igreja, a rua do Tojal, a pavimentação do acesso ao ‘Chamor’ e da rua do Tourão, em S. Mamede. Em curso estão as obras do parque infantil e de lazer em S. Pedro, assim como a reabilitação da poça e do Pontão do Pregal em S. Mamede.