‘Diferentes Vozes para uma Sociedade Inclusiva’ foi o tema do espectáculo que decorreu esta terça-feira no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
O presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, destacou o papel dos “próprios protagonistas” na sessão de abertura do evento, perante a participação das instituições e agrupamentos de escolas.
“Faremos tudo para que se sintam bem, cresçam e sejam autónomos nas múltiplas funções a realizar e fazer com que cada um possa fazer as coisas por si, sem descurar o trabalho em rede para uma sociedade inclusiva”.
O autarca deixou uma palavra de “apreço e gratidão” às escolas, instituições e famílias que “participam neste processo de desenvolvimento” realçando a necessidade de “dar as mãos” para um futuro melhor.
A iniciativa decorreu no âmbito do programa do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, com actividades em curso até dia 9.
CAMINHADA INCLUSIVA
Esta próxima quinta-feira realiza-se a ‘Caminhada Inclusiva’, com a concentração às 10h30, no largo da Câmara Municipal. Às 12h00 decorre uma largada de pombos e a leitura do pregão, no largo do Toural.
O Vitória SC também se associa às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com a entrada no relvado dos atletas acompanhados pelos jovens da Cercigui, Lar Residencial Alecrim/CAO da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, agrupamentos de escolas de Abação, Fernando Távora e João de Meira, no jogo com o Portimonense, a realiza reste domingo.
O programa encerra na segunda-feira com uma aula aberta de judo adaptado na Cercigui, entre as 10h00 e as 12h00.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de Dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objectivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.