O Bloco de Esquerda (BE) apresentou, na Assembleia da República, de um projecto de resolução para a construção do novo hospital de Barcelos e Esposende. O anúncio foi feito pelo deputado José Maria Cardoso, após reunião com o conselho de administração do Hospital Santa Maria Maior.
Segundo o deputado eleito pelo circulo eleitoral de Braga, “há muitos anos que a população servida pelo Hospital de Barcelos aguarda a construção de uma novo hospital, promessa muitas vezes efectuada mas ainda não concretizada”.
José Maria Cardoso, eleito pelo círculo de Braga, esclarece que, em 2007, esteve aprovada a construção do hospital, em 2012, foi apresentada a maquete do novo edifício e que a Câmara Municipal tem referido diversas vezes que disponibiliza o terreno para a construção do edifício. “Mas o tempo passa, as promessas sucedem-se e a concretização não acontece”, lamenta.
“A população servida pelo Hospital de Barcelos é vasta e merece ter acesso aos cuidados hospitalares de que necessita e aos quais tem direito. Barcelos precisa ter um hospital funcional, capaz de dar resposta diferenciada e de qualidade aos utentes da sua área de referenciação”, acrescenta.
“O Bloco de Esquerda considera fundamental que este processo seja finalmente desbloqueado a bem das populações e do seu direito ao acesso à saúde”, conclui.
Recorde-se que o Hospital Santa Maria Maior, também conhecido como Hospital de Barcelos, dá resposta à população residente em Barcelos e Esposende, ascendendo às 154 mil pessoas. Esta unidade hospitalar, com mais de 110 camas e 530 trabalhadores, tem urgência geral e pediátrica, e disponibiliza consultas externas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia, Imunohemoterapia, Medicina Interna, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Urologia, além de consultas de Psicologia e Nutrição.