As associações Braga + e Jovem Coop organizam no dia 21 de Dezembro mais um percurso pelo património bracarense, desta feita para assinalar os 250 anos da morte do arquitecto André Soares, que se cumpriram a 26 de Novembro.
A iniciativa tem início marcado para as 10h00, na Capela de Guadalupe, onde é possível vislumbrar uma das últimas obras do artista – o retábulo-mor de Guadalupe – recentemente recuperada.
O objectivo desta visita guiada é dar a conhecer algumas das obras concebidas por André Soares na cidade de Braga.
A visita guiada permite observar a Capela de Nossa Senhora Aparecida que se esconde na Basílica dos Congregados, e conta ainda com passagens pela Casa Rolão, Palácio do Raio, Capela de São Bentinho e Oratório da Senhora da Torre. A visita culmina na praça do Município, onde se podem admirar duas das principais obras concebidas por André Soares.
Esta iniciativa tem um teor solidário, já que os participantes são convidados a trazer garrafas de azeite, que são posteriormente doadas à Comissão Social de S. Victor com o escopo de compor os cabazes de Natal que são entregues às famílias mais carenciadas. Trata-se de uma forma das associações se agregarem à Missão Põe Azeite 2019 que tem sido levada a cabo pelo Grupo Coral de Guadalupe.
Caso as condições meteorológicas estejam adversas a iniciativa realiza-se na mesma, tendo o percurso reduzido aos espaços interiores a visitar.