Arrancou, esta quinta-feira, o programa comemorativo do 520.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), com a abertura de uma exposição de mensagens de Paz.
Sob o mote ‘Uma Misericórdia de PAZ’, nove telas, elaboradas por crianças, pessoas idosas e doentes ao serviço da Misericórdia de Barcelos. As obras, que aludem ao Dia Mundial da Paz – comemorado a 1 de Janeiro – ficam expostas, no átrio da Igreja da Misericórdia, até ao final do mês.
Entretanto, já na próxima segunda-feira, dia 6, pelas 15h00, é apresentado, no auditório da Misericórdia, um ‘Auto de Reis’, com a participação de idosos da SCMB e de entidades parceiras.
2020 é um ano “muito importante” para SCMB. Além de se completarem 520 anos desde a fundação da instituição – na altura, com o nome de Confraria da Misericórdia –, este é também o ano em que se assinalam 500 anos desde o momento em que El’ Rei D. Manuel I, “reconhecendo aquilo que eram os primeiros 20 anos da instituição, de trabalho em prol dos mais desfavorecidos, entendeu, através de decreto real, proceder à fusão do Hospital da Villa de Barcelos e da Gafaria da Quinta da Ordem, entregando essas duas unidades à gestão da então Confraria da Misericórdia”, conforme explica o provedor, Nuno Reis.
“Queremos que o programa seja o mais participado possível, que envolva todas as valências da instituição e que seja vivido por cada um dos colaboradores desta Santa Casa. E, nessa perspectiva, nada melhor do que chamar todos a participar nestas comemorações. Começar com uma exposição – ‘Uma Misericórdia de PAZ’- que junta os dois extremos daquilo que é o ciclo da vida, os mais jovens e os mais idosos, é também uma forma simbólica de a Misericórdia de Barcelos mostrar que, ao fim de 520 anos de vida, está numa fase madura, mas também numa fase que se recomenda, porque junta a experiência e a maturidade dos anos à força da juventude”, refere Nuno Reis.
Ao longo do ano, estão previstas várias actividades, como exposições, visitas guiadas, caminhadas, congressos, conferências e outros eventos e celebrações.