A GNR anunciou esta sexta-feira que detectou 1.053 infracções em 24 horas, das quais mais de 600 por excesso de velocidade, no âmbito da operação ‘Peão em Segurança’, realizada nos dias 14 e 15.
Em comunicado, a Guarda indica que, durante esta operação, direccionada para a fiscalização em estradas nacionais, municipais e arruamentos no interior de localidades, fiscalizou diversos peões e condutores, detectando 1.053 infracções em 24 horas.
De acordo com o balanço, destacam-se “610 infracções por excesso de velocidade e 187 por estacionamento indevido nos passeios e em outros locais destinados ao trânsito de peões, obrigando os peões a circular pela vida”.
Os militares da GNR detectaram também 122 infracções por utilização indevida do telemóvel durante a condução, 50 por estacionamento a menos de cinco metros ou em passagem assinalada para travessia de peões e 38 condutores com excesso de álcool.
Foram ainda detectadas 23 infracções por desrespeito à sinalização luminosa, 19 por não utilização das luzes de cruzamento em condições de visibilidade reduzida e duas por não moderação da velocidade na aproximação à passagem assinalada para a travessia de peões.
A GNR explica que realizou esta operação de trânsito e segurança rodoviária através da execução de acções de fiscalização e sensibilização, “com o objectivo de contribuir para a melhoria das condições de segurança e mobilidade dos peões, incutir comportamentos mais seguros por parte de todos os utentes e prevenir a ocorrência de acidentes de viação por atropelamento”.