Patente no Centro Multimédia do Instituto de Educação da UMinho, a exposição ‘Memória da Tecnologia Educativa’ mostra cerca de 80 peças representativas dos vários momentos tecnológicos.
Desde a fotografia (a preto e branco e depois a cores), dos diaporamas sincronizados usando diapositivos (slides) e cassetes áudio (em fita magnética), do micro-ensino, ou seja, aulas videogravadas em circuito fechado de televisão passando pelo vídeo até aos primeiros computadores e aplicações interactivas.
O espaço expositivo na particularidade do seu aspecto semibruto desafiou os mecanismos sensoriais da percepção de uma forma particular, constituindo-se como determinante, para a estrutura da exposição. Uma exposição que nos remete para a realização de um percurso a efetuar entre peças e experiências. À descontextualização do espólio contrapõe-se o movimento das pessoas que, no presente, garantem que as marcas de um passado recente vejam neste momento a consagração de um tempo. Um tempo de pesquisa, um tempo de investimento tecnológico que espelha o posicionamento desta universidade e, em particular, o posicionamento do Instituto da Educação, na sua aposta no conhecimento, na partilha e no domínio das tecnologias.
Organizada por Lia Oliveira com curadoria de Raquel Barros Pinto, a exposição está patente até 26 de Fevereiro.