O ‘Braga para Todos’ quer que as reuniões de Câmara abertas ao publico e as assembleias municipais tenham transmissão em directo no youtube, IGTV, facebook e em formato podcast.
“Hoje, com 2 ou 3 câmaras e com os microfones já existentes, já é possível fazer uma transmissão aceitável em directo que pode estar disponível nas plataformas digitais do município e depois podem ficar também em formato podcast”, diz Elda Fernandes, que defende igualmente o envio por email das intervenções na Assembleia Municipal como forma de dar “voz activa” a quem não pode estar presente.
Para a responsável daquele movimento político, esta “inovação” permitiria “perceber como são tomadas as decisões” e “exigir mais dos políticos que têm um compromisso para com todos os bracarenses”.
Elda Fernandes defende que o recurso às plataformas digitais “é uma forma de adaptar a democracia à tecnologia”, sustentando que “só há pontos positivos nesta medida”.
“A democracia deve acontecer com escrutínio e se mais de 99% dos bracarenses não sabe o que se discute como podemos dizer que temos voz activa em Braga?”, questiona.
“Defendemos reuniões abertas e franqueadas aos olhos e aos ouvidos dos munícipes que o desejem fazer”, conclui.