O número de dormidas e de campistas no Parque de Campismo e Caravanismo de Braga voltou a crescer em 2019, mantendo a tendência dos últimos cinco anos, anunciou, esta quinta-feira, o município. Os utentes são na sua maioria estrangeiros, sobretudo de França, Espanha, Holanda e Itália.
O ano encerrou com um total de 8929 campistas que visitaram o espaço, um aumento de 550 pessoas face a 2018, verificando-se um “forte crescimento” o nos dois primeiros trimestres do ano.
A nível de entradas, o mercado nacional contribuiu com 2155 campistas (26,18%) enquanto o mercado estrangeiro contribuiu com 6774 campistas (73.82%).
No que se refere a países estrangeiros, as nacionalidades que mais peso têm no número de entradas são a França, Espanha, Holanda e Itália.
Quanto à tipologia usada pelos campistas, a grande maioria usou a auto-caravana como meio preferencial para a sua estadia. Seguem-se a tenda e, por fim, a caravana. Já na comparação do campista nacional com o campista estrangeiro, verifica-se que o nacional prefere a tenda, seguido da auto-caravana e por fim a caravana.
Quanto às dormidas, o ano de 2019 encerrou com um total de 17.809 dormidas, o que se traduz numa estada média aproximadamente duas noites por pessoa. Registou-se um crescimento de 8% em relação a 2018, representando um aumento de 1303 dormidas. A nível dos principais mercados, o mercado nacional registou 39% do total de dormidas, seguido pelo mercado francês com 29%, espanhol com 16%, holandês com 7%, alemão com 6% e as outras nacionalidades somadas com 16%.
Relativamente à receita, registou-se um crescimento de 9% face ao ano de 2018, com um total facturado de 111 mil euros, um aumento de 9 mil euros em comparação com o ano transacto.
“Os visitantes apontaram como principais características positivas do Parque de Campismo e Caravanismo de Braga a simpatia e bom acolhimento com que são recibos, a limpeza dos locais (sobretudo dos blocos sanitários), a facilidade de comunicação e simpatia dos colaboradores, a proximidade do centro da cidade, o serviço WIFI e a área de serviço para as auto-caravanas”, afirma a autarquia.
Para o crescimento do número de utentes, a Câmara aponta como razões a melhoria das infra-estruturas e a aposta na divulgação e integração em redes de promoção nacionais e internacionais do Parque de Campismo.