Nas últimas 24 horas surgiram 27 novos casos suspeitos de infecção por Covid-19, avançou ao início da noite desta quinta-feira a Direcção-Geral da Saúde (DGS).
Em comunicado, a DGS esclarece que, até agora, no total, foram registados 52 casos suspeitos, 36 dos quais com resultado negativo após testes laboratoriais, aguardando-se os resultados dos restantes.
Os 27 novos casos são de cidadãos provenientes do norte de Itália e um do Japão. O risco para a saúde pública em Portugal é, refere a DGS, “moderado a elevado”.
O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2.800 mortos e mais de 82 mil pessoas infectadas, de acordo com dados reportados por 48 países e territórios. Das pessoas infectadas, mais de 33 mil recuperaram.
Além de 2.744 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.