O jornal do Vaticano junta-se aos milhões de fãs de David Bowie, o cantor londrino que morreu este domingo, aos 69 anos, vítima de cancro, depois de na passada sexta-feira, dia do seu aniversário, ter lançado aquele que é o 25.º álbum da carreira e último editado em vida: ‘Blackstar’.
O jornal do Vaticano recorda na edição desta segunda-feira, o ‘camaleão do rock’, como ficou conhecido David Bowie, elogiando um artista “nunca banal”.
“Cinco décadas de música rock atravessadas por um rigor artístico que poderia parecer em contradição com a imagem ambígua utilizada, sobretudo no início da carreira, para atrair a atenção dos media”, refere o artigo que assinala o falecimento de Bowie, celebrizado como “o camaleão do rock”.
A notícia sublinha a “pessoalíssima sobriedade” do cantor como uma das suas heranças, numa carreira que incluiu incursões a outras formas artísticas e passou pela soul, glam rock , folk ou R&B, “criando algumas verdadeiras pérolas, como Heroes, um simples hino rock dedicado aos jovens de Berlim, ainda separada pelo muro”.
“10 de Janeiro de 2016: David Bowie morreu tranquilamente, rodeado da família, após uma corajosa batalha de 18 meses contra o cancro”. Esta a mensagem postada na conta oficial do Twitter que chocou o mundo.
Natural de Londres, Bowie arrancou para uma carreira de sucesso com ‘Space Oddity’ (1969) e ‘The “Man Who Sold the World’ (1970), inspirando outros grandes nomes da música como Nirvana, The Cure e Lady Gaga.
De acordo com o diário norte-americano The New York Times, a célebre sala de espectáculos Carnegie Hall irá receber um tributo ao artista londrino. The Roots, The Mountain Goats, Cyndi Lauper, Perry Farrell e Jakob Dylan são alguns nomes confirmados para este espectáculo, a 31 de Março
Elogiado nos quatro cantos do mundo, David Bowie faz parte do “Rock and Roll Hall of Fame” desde 1996 e foi considerado pela revista “Rolling Stone” uma das maiores figuras de sempre do rock mundial. “Space Oddity”, “Let’s Dance” ou “Ashes To Ashes” são apenas algumas das canções que marcaram a carreira de David Bowie e que influenciaram gerações.
Fernando Gualtieri (CP1200)