A Câmara de Guimarães já dispõe de um plano de contingência onde se define um conjunto de procedimentos de prevenção da infecção Covid -19, seguindo as recomendações emitidas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).
Neste documento, informa a autarquia, “estão previstos diversos procedimentos no sentido de antecipar e gerir o impacto do Covid-19 no funcionamento dos serviços municipais, bem como de proporcionar a informação adequada aos trabalhadores da autarquia, quer em termos de prevenção, quer de identificação e de actuação perante eventuais casos”.
Perante as necessidades e exigências do concelho, este plano de contingência “é evolutivo e com cariz operacional”.
A autarquia adianta ainda que “foi criada uma estrutura interna que funciona em articulação com os agentes de saúde e protecção civil locais e que centralizam as respostas e decisões face à evolução da situação municipal”.
A autarquia relembra que é fundamental o cumprimento das medidas de prevenção recomendadas e qualquer suspeita deve ser comunicada nos termos descritos pela DGS https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.