Pela saúde de todos os seus utentes e de todos os seus colaboradores e porque “ficar em casa” para cumprimento da quarentena é a “única arma de que dispomos para combater o Covid-19”, a direcção do Centro Social do Vale do Homem (CSVH) e o conjunto dos seus colaboradores “concordaram – para além de outras já em vigor no âmbito do Plano de Contingência definido na instituição – implementar algumas medidas excepcionais de prevenção”.
“Limitar o número de entradas de pessoas vindas do exterior, designadamente profissionais do CSVH que são necessários para a prestação dos cuidados pessoais diários aos utentes, organizando equipas rotativas de ‘piquete permanente’ nas ERPI/Lares – Centro Social (sede), Lar das Termas e Casa da Alegria. Estas equipas são formadas por colaboradores que permanecerão nas instalações ERPI por períodos seguidos de 14 dias, cumprindo com os devidos horários de trabalho e de descanso no próprio local de trabalho. Esta medida permite que os restantes colaboradores de apoio directo aos utentes possam “cumprir com o período de quarentena em sua casa e assim garantir maior segurança aos utentes no seu regresso ao serviço”.
Quanto aos colaboradores sem funções de apoio directo aos utentes, “cumprirão o período de quarentena no seu domicílio, prestando a sua actividade em regime de teletrabalho e participando, à distância, na prestação dos serviços do CSVH”.
Será também “reforçada a colaboração com as famílias dos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário, definindo práticas de actuação adequadas e necessárias para protecção dos utentes (uso de equipamento de protecção individual por parte dos profissionais, aconselhamento sobre formas de evitar/minimizar fontes de contágio no domicílio)” e a “cooperação com as famílias de retaguarda para apoio na satisfação das necessidades diárias de cada um”.
Outra das medidas assento em “condicionar o acesso às ERPI por parte de fornecedores, limitando as entradas ao estritamente necessário para a garantia de abastecimentos em bens e produtos essenciais ao bem-estar dos utentes e colaboradores”.