As cerimónias fúnebres de uma mulher, nos passados dias 8 e 9 em Galegos Santa Maria, Barcelos, podem ter sido o foco de contágio da Covid-19 devido à de um homem que já estava infectado sem o saber, informa este sábado o delegado de saúde coordenador do ACES Cávado III – Barcelos/Esposende.
“Da investigação efectuada, tudo indica que estes casos resultaram da exposição a pelo menos uma pessoa que esteve na mesma cerimónia, com sintomas de Covid-19, mas que só teve a confirmação da doença mais tarde. Esta pessoa pode ainda ter contagiado outras pessoas que não conhecemos”, lê-se no comunicado assinado por Aristides Sousa.
O comunicado de alerta destina-se a todas as pessoas que participaram na cerimónia e em especial aos que residem nas freguesias de Tamel (São Veríssimo), Galegos (Santa Maria), Galegos (São Martinho) e Manhente, no concelho de Barcelos.
O delegado de Saúde alerta todas as pessoas que participaram nesta cerimónia para estarem atentos, nomeadamente a quem apresente um quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura ≥ 37.5ºC), ou dispneia/dificuldade respiratória, para ligar para a Linha SNS24 (808 24 24 24), uma vez que podem ser casos de Covid-19 e necessitam de avaliação e acompanhamento.
Fernando Gualtieri (CP 1200)