Em conferência de imprensa, o Governo avançou esta segunda-feira que 853 profissionais de saúde estão infectados com a Covid-19, num momento em que Portugal registou um aumento de mortos, tendo o número ascendendo para 140 e o número de casos confirmados subido para 6.408.
“Não sei se são 7 ou mais ou menos, mas sabemos que o universo é de cerca de 200 pessoas”, disse Graça Freitas antes de ser corrigida pelo secretário de Estado da Saúde. A directora admitiu que o erro se deveu a uma contabilização exclusiva dos casos infectados em médicos.
Lacerda Sales avançou que no universo dos profissionais de saúde infectados há 209 médicos, 177 enfermeiros e 467 trabalhadores dispersos em serviços.
Nas próximas semanas vão ser testados funcionários e utentes de lares, adiantou António Sales, secretário de Estado da Saúde, reiterando que os idosos são “a população mais exposta a letalidade deste vírus”. Uma ideia que foi reforçada por Graça Freitas durante a conferência, sublinhando que os profissionais dos lares serão todos gradualmente testados. “Se se identificar alguém positivo, mas assintomático é logo isolado do circuito”, se essa pessoa acusar negativo terá de continuar a trabalhar com materiais de protecção, “na eventualidade de poder acusar um falso negativo”.
Redacção com TVI24