O PCP de Braga exige que a Câmara Municipal realize testes ao Covid-19 “a todos” os operacionais dos Bombeiros Sapadores e “não apenas aos do turno com infectados” e a intensificação das acções de desinfecção e higienização do quartel, equipamentos e viaturas.
A posição dos comunistas, a “exigir (…) medidas de prevenção ajustadas ao combate à propagação da doença”, surge a após a autarquia confirmar que 16 ‘Sapadores’ estão infectados com o novo coronavírus.
Em nota ao PressMinho, o PCP, representado no executivo municipal pelo vereador Carlos Almeida, considera que se “impõe a realização de testes a todos os operacionais da corporação”, avisando que, a não realização dos testes, “não só contribui para a manutenção de um ambiente de intranquilidade e medo, como coloca em risco os bombeiros não infectados e a população a quem a corporação tem o dever de acudir e com quem contacta diariamente”.
Manifestando “preocupação com alastramento da Covid-19 na corporação”, defendem ainda que “é fundamental intensificar as acções de desinfecção e higienização do quartel, equipamentos e viaturas, sem que isso signifique maior subcarga dos bombeiros”.
“O PCP compreende as dificuldades do momento, mas entende que é imperativo cuidar e garantir as condições de segurança necessárias, através do reforço dos equipamentos de protecção individual, a quem tem como missão cuidar e proteger a população e, por isso mesmo, está na linha da frente do combate à pandemia”, referem.
Fernando Gualtieri (CP 1200)