O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Associação de Turismo do Porto (ATP) juntaram-se para lançar um microsite de apoio aos empresários e aos colaboradores das empresas de turismo da Região e uma campanha com o mote ‘Em casa, mas nunca sozinhos’, sob o mote ‘Norte mais Forte’.
O microsite, que já se encontra online, é, segundo o presidente da TPNP, “uma ferramenta que pretende simplificar, esclarecer, apoiar, enfim ajudar os nossos parceiros privados do destino a encontrarem as melhores soluções para poderem combater esta grave crise, apoiando, inclusive, a preparação das candidaturas aos apoios criados pelo Governo, e a pensarem estrategicamente no futuro”.
“O microsite nasce de uma necessidade, manifestada por muitos empresários, nomeadamente de microempresas, em ter neste momento tão difícil, a consultoria que de outra forma seria impossível garantir”, refere Luís Pedro Martins.
Para o Presidente da ATP, Ricardo Valente “este é um mais um passo no processo de aproximação entre as duas entidades, num momento em que o turismo e todos os seus agentes e actores devem unir esforços, capacitar recursos e agregar as melhores competências para garantir que o futuro do destino Porto e Norte seja a continuação do trilho de sucesso ímpar que conseguiu almejar na segunda década deste século XXI”.
O microsite disponível em http://nortemaisforte.pt/ é fruto de um trabalho que já vinha a ser desenvolvido pelo Gabinete de Apoio ao Empresário da TPNP, que vê agora reforçados os seus instrumentos de uma ferramenta digital, que “ permite comunicar mais e melhor, com os empresários e colaboradores do sector do turismo”.
“Vamos disponibilizar online e em tempo real, num helpdesk [balcão de ajuda] simplificado, a ajuda de um grupo de colaboradores, devidamente preparados para esclarecer dúvidas e ajudar na formalização dos acessos aos diversos apoios. Alguns municípios estão a disponibilizar os seus técnicos para reforçarem este grupo, num sinal de colaboração e entre ajuda fantástico”, adianta Luís Pedro Martins.
Ainda de acordo com os dois presidentes, este gabinete, através do microsite, dá apoio personalizado e dedicado a cada sub-destino, quer através de chat, quer através de telefone, bem como disponibiliza um espaço para constituir uma bolsa de contactos e de oportunidades de negócio.
Esta plataforma disponibiliza ainda um ‘Fórum de Discussão’, onde se pretende moderar a criação e partilha de uma bolsa de ideias, permitindo encontrar soluções para o combate à atual crise, bem como para o momento pós-crise.
“Estas são ferramentas práticas para ajudar os nossos stakeholders a superar os impactos económicos desta grave crise sanitária e agora também económica, ao mesmo tempo que se prepara também o caminho para um regresso à normalidade, que esperamos seja o mais rápido possível”, sublinha Luís Pedro Martins.