A Câmara de Braga cancelou as edições deste ano dos Orçamentos Participativos (OP), nomeadamente o OP Geral, o OP Escolar e o OP Jovem ‘Tu Decides!’, uma ferramenta de mobilização e participação dos cidadãos na vida da cidade.
A decisão fica a dever-se à actual situação de pandemia motivada pela covid-19 e a todos os condicionamentos a ela associados, que resultam no impedimento ou disponibilidade para o envolvimento da população nas diferentes fases dos orçamentos participativos.
Segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, esta “é uma medida preventiva que se vem juntar ao Plano de Contingência Municipal”.
“Todos estes processos exigem sempre um pouco de nós, a nossa disponibilidade enquanto cidadãos e, neste momento, não estão reunidas as condições para que isso aconteça”, diz Sameiro Araújo.
“Os Orçamentos Participativos serão retomados e as suas iniciativas serão reagendadas logo que tal seja viável”, garante Sameiro Araújo.
Os OP são “um instrumento de participação activa, que representam a democracia no seu expoente máximo de concretização”, afirma, salientando que “ao longo dos anos de implementação, muitos tem sido os projectos concretizados e muitas também tem sido as mais-valias dos mesmos para a cidade”.
“No entanto –acrescenta Araújo Sameiro- este é um processo carece que um grande envolvimento dos cidadãos, quer na elaboração de propostas, quer no processo de divulgação das mesmas, de escolha e votação”.
Por agora, o município reforça o apelo a toda a população para que fique em casa e evite o contacto social, de forma a travar a expansão do vírus.