O escritório N-Advogados, em parceria com a Associação Comercial de Braga (ACB) e da InvestBraga, organiza, esta terça feira, às 11h00, um webinar (seminário através da web) sobre o tema ‘Cada um por si e a EU por quem? As respostas que tardam’ e que tem como convidado e orador Carlos Moedas.
“A generalizada obrigação de confinamento adoptada pela quase totalidade dos países europeus provocou a abrupta paralisação da actividade económica. Não sendo ainda conhecidas todas as consequências económicas, orçamentais e sociais desta pandemia todos concordam, no entanto, que o desafio de recuperação tem dimensão sem igual nas últimas décadas”, dizem os organizadores.
E acrescentam: “na Europa, entretanto, entre avanços e recuos, promessas e ameaças, o tempo de decidir parece não ser compatível com a urgência das respostas. Uma vez mais, a UE evidencia as dificuldades de um processo de decisão partilhado por muitos, com diferentes problemas e divergentes interesses nacionais”.
Carlos Moedas, actual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, integrou o governo de Portugal e foi, posteriormente, comissário europeu. Profundo conhecedor do processo de decisão europeu, assumiu na Comissão as pastas da investigação, ciência e inovação com a responsabilidade principal do programa ‘Horizonte 20-20’ cujo orçamento totaliza 80 mil milhões de euros.
Naquelas funções – acrescentam os promotores do evento – “ficou evidente o especial envolvimento de Carlos Moedas com os centros de investigação e ciência, em particular os universitários, e a apropriada interacção que promoveu com as necessidades de inovação das empresas europeias. Todos reconhecem que estas são áreas críticas para superar as gravosas consequências económicas da pandemia do covid-19”.
Os organizadores da webinar, que decorre na plataforma Teams, convida todos os interessados a participar mediante prévia inscrição.
Luís Moreira (CP 8078)