A Câmara de Braga para o próximo ano a programação prevista para a Braga – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2020, sujeita a inúmeras limitações e cancelamentos provocados pela crise pandémica pela covid-19, e consequente necessidade de confinamento, provocou.
A vereadora da Cultura, explica que o município “não pode desperdiçar esta oportunidade” de ser Capital da Cultura do Eixo Atlântico, “conformando-se com as circunstâncias actuais e com o cancelamento da quase totalidade do seu programa”.
“O acolhimento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico é estratégico para o envolvimento da comunidade numa crescente dinâmica de criação e fruição cultural”, acrescentou Lídia Dias.
A programação será retomada em Janeiro de 2021, seguindo a calendarização prevista para este ano. Além da adaptação de alguns eventos realizados anualmente à participação de projectos culturais do território do Eixo Atlântico, está previsto um conjunto de iniciativas inéditas como um festival de jazz, o seminário ‘A Cultura no Eixo’, um festival de cultura urbana, um programa de visitas aos caminhos romanos do Eixo Atlântico, além do Noroeste – festival de música contemporânea de raiz, entre outros.
O município tem ainda como propósito criar um legado permanente desta “capitalidade” através da criação de uma galeria onde estarão expostas todas as obras premiadas das sucessivas edições da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
Recorde-se que a programação iniciou no dia 8 de Fevereiro, com uma sessão de abertura e concerto realizado no Forum Braga, tendo-se ainda registado a realização da Semana Cultural Convergências e de uma exposição de instrumentos musicais do noroeste peninsular, iniciativas realizadas em parceria com os Canto d’Aqui. A partir de 14 de Março, devido ao confinamento provocado pela pandemia de Covid-19, todas as iniciativas foram canceladas.
Recorde-se que o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular constitui uma associação transfronteiriça de municípios, de direito privado, sem fins lucrativos que configuram o sistema urbano da euro-região Galiza-Norte de Portugal. Esta associação baseou-se no Convénio-Marco sobre cooperação transfronteiriça entre comunidades ou autoridades territoriais de 1990.
Neste momento, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, preside ao Eixo Atlântico.