A ministra do Turismo espanhola, Reyes Maroto, anunciou esta quinta-feira que a Espanha reabre fronteiras com Portugal e França a partir de 22 de Junho.
As autoridades espanholas tinham encerrado fronteiras a todos os estrangeiros desde meados de Março para conter a pandemia de covid-19, havendo apenas alguns pontos onde era possível passar para Portugal.
Citada pelo El Mundo, a ministra espanhola revelou que se levantará, provavelmente também nessa data, a quarentena para pessoas que cheguem de França ou Portugal através das fronteiras terrestres, mas ressalvou que ainda não foi tomada nenhuma decisão definitiva sobre a matéria.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português manifestou-se entretanto surpreendido com o anúncio por Espanha e sublinhou que quem decide sobre a reabertura da fronteira portuguesa “é naturalmente Portugal”.
“Fomos surpreendidos com estas declarações da ministra responsável pelo Turismo [de Espanha], que ‘anuncia’ a reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha para o próximo dia 22 de Junho”, disse Augusto Santos Silva à Lusa, frisando que o anúncio “não se inscreve” no quadro de “cooperação estreita” entre os dois Governos para a gestão da fronteira comum.
“Quem decide sobre a abertura da fronteira portuguesa é naturalmente Portugal e Portugal quer fazê-lo em coordenação estreita com o único Estado com o qual tem uma fronteira terrestre, Espanha”, acrescentou, precisando que já estão a ser pedidos “esclarecimentos ao Governo de Espanha”.
Antes desta reacção, fonte do Ministério da Administração Interna português tinha garantido ao DN que ainda não havia uma decisão tomada sobre a reabertura das fronteiras com Espanha. O que estava acordado entre os dois países era manter esse encerramento até 15 de Junho e reavaliara situação epidemiológica em Portugal e em Espanha para decidir o que fazer além dessa data.