A Quinta Pedagógica de Braga celebrou, esta quinta-feira, 12 anos ao serviço da comunidade educativa. O aniversário ficou marcado pela entrada do visitante número 267.501, e pela promessa de ampliação do espaço.
O Ricardo Rio, presidente da Câmara, salientou “o trabalho muito positivo que a Quinta Pedagógica tem vindo a desenvolver, em articulação com a população e com a comunidade escolar”, e que foi decisivo para o crescimento de 30 por cento do número de visitantes registados nos últimos dois anos.
“A Quinta Pedagógica é reconhecida por todos como um espaço formativo, lúdico, terapêutico e inclusivo, e também como um ponto de atracção turística”, referiu Rio, no encontro com os jornalistas onde se apresentou também a farda dos funcionários e a nova publicação da Quinta Pedagógica.
Para o autarca, a Quinta Pedagógica é um “projecto de todos os bracarenses, que merece todo o empenho e ambição”, salientando que pretende concretizar, até ao final do mandato, a ampliação da Quinta por forma a potenciar ainda mais o espaço e a sua missão.
O vereador Altino Bessa, que tutela a Quinta Pedagógica, deu conta das diversas intervenções realizadas nos últimos dois anos que permitiram melhorar as condições físicas do equipamento, desde a construção de rampas para pessoas com mobilidade reduzida, construção de uma casa de banho adaptada, passando pela certificação energética, pela repavimentação dos passeios ou pela celebração de inúmeros protocolos de colaboração.
“A Quinta Pedagógica é um espaço cada vez mais atractivo. Nos últimos dois anos aumentámos o número de visitantes e vamos continuar a potenciar este equipamento e a dar condições de trabalho àqueles que nos visitam e aos que aqui trabalham nos 365 dias do ano”, afirmou Altino Bessa.
Presente no evento esteve também a vereadora da Educação, Lídia Dias, que sublinhou a mais-valia que a Quinta Pedagógica representa em termos pedagógicos. “Este é um espaço onde a nossa comunidade escolar aprende e aprofunda conhecimentos que são adquiridos nas escolas, funcionando como uma autêntica sala de aula a céu aberto”, disse.
A festa do 12.º aniversário contou com a participação de 90 alunos da EB1 das Parretas, 50 crianças do Jardim de Infância da Fundação Vieira Gomes, dez idosos do lar de Fraião, de 20 seniores do Fundo Social do Município e o Banco Local de Voluntariado.
Experiência Únicas
Ao longo destes doze anos, a Quinta Pedagógica proporcionou aos visitantes experiências únicas e enriquecedoras em torno dos vários aspectos relacionados com o quotidiano agrícola e as tradições minhotas.
Com transporte gratuito, assegurado pelo município às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo das escolas públicas do concelho, já visitaram a Quinta Pedagógica 124 mil crianças em ambiente educativo e mais 142.500 visitantes, sobretudo aos feriados e fins-de-semana. A estes somam-se mais 1.000 participantes em acções de formação que ali se realizam ao longo do ano.